sábado, junho 14, 2008

Publicidade desprezível


Esta fotografia foi tirada pouco antes das 22h00 de dia 13 na Avenida da República, em Lisboa, junto ao Saldanha. Já me cruzara no mesmo local com outra do género, que se vangloriava de, alegadamente, "termos" feito shoarma com os Turcos (eu excluo-me desse colectivo, se é que se pretende que o sujeito da frase sejam os Portugueses). Agora, o mesmo chauvinismo depois de uma "vitória" sobre os Checos. Tristes sentimentos; pequenos sentimentos. Já não bastava este patriotismo postiço associado ao desporto de competição, que parece agora despertar a cada "Euro" - e de que as bandeirinhas penduradas nas janelas, com as cores da carbonária travestidas de "bandeira portuguesa", são símbolo irónico -, temos agora também marcas comerciais a venderem instintos baixos. Que me lembre, nunca comprei produtos Nike; e não é certamente agora que me vai dar para isso.